Monday 14 March 2011

A Liberdade e o pleno Potencial Humano - 'minha história'


Desde pequeno queria saber quais eram as verdadeiras regras da Vida... o quê que era possível – não só o quê que era aceitável e o quê que se esperava – mas o quê que era o nosso potencial... para além das expectativas e das normas.
‘O verdadeiro pleno potencial humano’ – só isso é que eu podia aceitar como ‘Realidade’. 


Creio que essa vontade de conhecer e de nos expandir para vivenciarmos o pleno potencial humano faz parte de todos os seres humanos, mas que somos ‘educados’ mais cedo ou mais tarde de tal maneira que esquecemos essa curiosidade e essa paixão pela Vida, e acabamos por nos conformar a um padrão definido pela nossa sociedade – pelos nossos pais, nossas famílias, nossas escolas, ou os nossos padres, políticos, académicos e vedetas dos média.

A prioridade que eu dava à Liberdade fez de mim um aluno difícil e rebelde na escola, mas fui sempre um pesquisador, lendo filosofia, história da religião, e psicologia, e acabei por it ao encontro de cursos superiores e inúmeros workshops, retiros, livros, e práticas espirituais continuando a procura pela ‘Verdade’ acerca do potencial humano... 
Tudo que expandia a consciência me interessava... tudo que dissolvia os padrões limitativos era material que eu devorava – estudando, praticando, e compreendendo cada vez mais como é que o ser humano se mantém num estado limitado – com uma visão restritiva de si próprio e num padrão de comportamento vicioso.


Ao longo dos anos, encontrei instrutores de todos feitos e feitios. 
Convivi e estudei com 'sábios' e 'loucos' do Ocidente e do Oriente... com professores universitários na Inglaterra e com eremitas das cavernas na Índia – com físicos, psicólogos, médicos, filósofos, e com Yogis, sacerdotes, monges, videntes, curandeiras, bruxas, bruxos, xamãs e mestres Iluminados.
Passei eventualmente a ser procurado para partilhar conhecimento e técnicas para auto-conhecimento e para auto-desenvolvimento.
Comecei a dar tertúlias, consultas, coaching, retiros, concertos, e a utilizar o grande Silêncio na partilha pela meditação.



As técnicas que aplico e ensino hoje são a Massagem EnergyFlow, Massagem de Alquimia Sexual, Tantric Yoga Massage, a Massagem de Som, a Terapia Energética EnergyFlow, o Sacred BreathWork (práticas de respiração que conjuga elementos do ‘Rebirthing Breathworkcom o Kundalini Pranayama), a Meditação e o Kundalini Tantra.
São práticas que ajudam a dissolver condicionamento à nível mental, emocional, físico, e ‘subtil’ e a trazer consciência da Liberdade suprema que é a nossa natureza.

Elas trazem um relaxamento profundo e despertam e apoiam um processo de transformação à muitos níveis... levando-nos não só à um bem-estar profundo como também trazendo um vislumbre da nossa natureza eterna.

No entanto, a verdadeira e duradoura Liberdade é realizada só quando largamos todas as histórias acerca de "quem somos" e temos a constatação profunda da nossa identidade Livre e Infinita – reconhecendo que somos mesmo Consciência não-condicionada e que não há nada a fazer para ‘chegarmos lá’, porque isso já é a nossa natureza. Isso acontece espontaneamente quando se atinge uma determinada maturidade... Não tem nada a ver com superioridade evolutiva ou espiritual – muito pelo contrário... é uma desistência total da super-imposição de hierarquias e ‘posições’ nos outros e em nós próprios. É uma aceitação do Ser incondicional... uma abertura com gratidão total pela Vida... uma dissolução na Graça Suprema... uma transcendência total do impulso para ‘ser especial’... O verdadeiro reencontro da inocência.
















Se não houver uma convergência
entre o Amor, a Paz e a Compreensão...
é porque não passam de meros conceitos.


Na Consciência desperta
no presente
todas as qualidades
que idealizávamos e projectávamos
para um futuro inalcançável
se unem e dissolvem
na simplicidade.

- Peter Littlejohn Cook



Veja aqui os testemunhos de quem vivenciou os efeitos do trabalho que o Peter partilha.


No comments:

Post a Comment